Pular para o conteúdo principal

AS VEZES A FOME É SEDE!


 Você sabia que muitas vezes a sensação de fome, na verdade é sede? 

O hipotálamo é o responsável pelo envio de mensagens de fome e sede. Sentir a sensação de fome é mais comum do que a de sede, e quando essa aparece, provavelmente já estamos 2% desidratados. Uma das funções da nossa alimentação é fornecer uma parte da água que precisamos diariamente. Por isso que muitas vezes, quando estamos pouco hidratados, nosso corpo “pede comida”, mas com o objetivo de adquirir água.

O grande problema é que uma boa parte da população tem consumido cada vez mais alimentos secos, desidratados e industrializados, ao invés de alimentos naturais como frutas e vegetais, que contém maior teor de água. E frases como: "Eu como e belisco o tempo todo e a fome não  passa…” ficam fáceis de serem compreendidas.

A desidratação ocorre quando os líquidos perdidos pelo corpo durante o dia não são repostos por meio da ingestão de água. Dessa forma, ao perder muita água, o corpo fica fora de equilíbrio e desidratado.
Porém, antes disso acontecer, o organismo dispara alguns sinais para alertar que você está bebendo pouca água. Você sabe quais são? Se ligue nos 7 sinais de que você está desidratado.

1. Dores de cabeça.
Esse sintoma é tão comum que muitas vezes, de tanta desidratação, ao tomar um comprimido para dor de cabeça, a sua dor passa antes mesmo de o comprimido chegar no estômago, mas por causa da água usada para tomar o comprimido.
Você já teve episódios de dores de cabeça ou enxaqueca sem saber o motivo? A dor de cabeça é o primeiro sinal aparente do corpo avisando que você está desidratando!

Ela ocorre porque a falta de água no organismo acaba diminuindo o fluxo sanguíneo e impedindo a circulação de oxigênio nas extremidades do corpo. Assim, o cérebro também recebe menos oxigênio, fazendo com que seus vasos sanguíneos dilatem, inflamem e inchem, causando a dor de cabeça.

2. Cansaço, mau humor e indisposição

A falta de água no organismo também causa fadiga. Sentir cansaços repentinos, mudanças de humor constantes, ficar indisposto frequentemente, assim como ter dificuldade de concentração e diminuição na produtividade podem ser sinais que seu corpo está dando para você beber mais água.

A diminuição de oxigênio no cérebro, causada pela desidratação, também pode provocar sonolência e letargia, deixando você com uma sensação de cansaço e mal-estar.

3. Metabolismo lento

Manter-se hidratado acelera o metabolismo, auxiliando no gasto energético e até mesmo na perda de peso, quando combinado com bons hábitos alimentares e a prática de atividades físicas.

Dessa forma, não beber água reduz a capacidade metabólica do corpo, fazendo o organismo trabalhar mais lentamente.

4. Prisão de ventre

O consumo de água é indispensável para o bom funcionamento do intestino. Parte fundamental no trânsito intestinal, ela auxilia na lubrificação das paredes do órgão e na movimentação do bolo fecal, garantindo a passagem das fezes até a evacuação.

Assim, além de tornar a digestão mais lenta e pesada, a falta de água no organismo pode ocasionar acúmulos no intestino grosso, provocando constipação intestinal, mais conhecida como prisão de ventre.
 
5. Boca e pele seca

Sintomas visíveis de desidratação, pele e boca seca mostram que você precisa urgentemente de água.

Para a pele, a baixa ingestão de água causa perda de elasticidade, além de prejudicar a produção adequada de suor, impedindo que impurezas e toxinas sejam eliminadas do organismo.

A água também lubrifica a mucosa da boca e da garganta, evitando secura excessiva e mau hálito.

6. Dores nas articulações

A água também funciona como um lubrificante entre as articulações, auxiliando na realização de movimentos e na proteção contra o desgaste.

A falta do líquido nessa região pode aumentar o atrito entre os ossos, causando dores e limitação de movimentos.

7. Muita sede

Se você está sentindo sede, você está desidratado. Por isso, não espere sentir sede para beber água. Procure tomar aoenos dois litros de água por dia, optando por alimentos naturais, ricos em água. Lembre que, assim como nosso planeta, somos 70% água.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

12 frutas low carb.

  1 – Abacate Conhecido por ser um alimento calórico, o  abacate  é considerado bastante saudável por apresentar nutrientes como fibras, gorduras boas, vitaminas A, E e do complexo B, e sais minerais, como cálcio, ferro, fósforo e magnésio. Porém, ele é uma das frutas low carb que menos apresentam quantidades de carboidratos em sua composição. 2 – Acerola De forma geral, as frutas vermelhas são opções com pouca quantidade de carboidratos, como é o caso da  acerola . Em contrapartida, ela também se mostra uma opção nutritiva, uma vez que carrega antioxidantes, flavonoides, vitaminas A, C e do complexo B, e minerais, como cálcio, ferro, fósforo, magnésio, potássio e zinco. 3 – Amora A  amora  é outra componente do grupo das frutas vermelhas que tem baixas quantidades de carboidratos. No entanto, ela tem outras propriedades nutritivas essenciais para o bom funcionamento do organismo, como antioxidantes, flavonoides, vitaminas C, E, K e do complexo B, e sais mi...

Medicações que interferem na função da tireoide

  Medicações que interferem na função da tireoide A lista de medicamentos que interferem na função da tireoide é muito extensa, e o endocrinologista tem que estar habituado a reconhecer estes potenciais interferentes. Essa lista inclui remédios utilizados para tratamento de câncer, arritmias, doenças inflamatórias, entre outros. Está com pressa? Cheque o infográfico no final. Se tiver um pouquinho mais de tempo continue lendo: Basicamente, os remédios podem interferir na tireoide por alguns mecanismos diferentes, que podem ser agrupados para facilitar o entendimento: (1)  interferência direta  no eixo de funcionamento da tireoide, (2)  interferência no tratamento  de doenças da tireoide, (3)  interferência nos resultados  de exames da tireoide, que geram resultados equivocados. Interferência no eixo tireoideano Medicações utilizadas para tratamento de tumores : são os chamados inibidores de “checkpoint” imune, drogas relativamente novas, que podem dese...

Enzimas digestivas e sua importância

SUPLEMENTAÇÃO ENZIMAS DIGESTIVAS: O QUE SÃO E COMO ATUAM Responsáveis por digerir os nutrientes dos alimentos, as enzimas digestivas têm papel fundamental em nossa saúde. Descubra quais são as mais importantes e saiba como podem ser suplementadas. O QUE SÃO ENZIMAS DIGESTIVAS As enzimas digestivas são moléculas produzidas pelo nosso organismo e que também estão disponíveis em alimentos crus, que aceleram reações químicas. Na digestão, são responsáveis pela quebra das macromoléculas presentes nos alimentos em moléculas menores, facilitando assim sua absorção pelo intestino, além de deixar os micronutrientes (vitaminas e minerais) livres e disponíveis para o processo de absorção, nutrindo e fornecendo energia às células. QUAIS ENZIMAS SÃO CONSIDERADAS FUNDAMENTAIS • DPP-IV: tem ação sobre a caseína e o glúten, substâncias alergênicas e muitas vezes responsáveis por gases e inchaço; • Amilase e amilase bacteriana: auxiliam na quebra do amido, transformando-o em maltose e g...