Pular para o conteúdo principal

A BASE DA SAÚDE



É muito comum as pessoas pensarem que estão saudáveis depois de fazerem exames bioquímicos de rotina e  estes não apresentarem alterações no diagnóstico, de acordo com os valores de referência ali descritos.
 Mas será que essas pessoas estão realmente saudáveis ao terem como parâmetro, valores estatísticos baseados em pessoas doentes que procuram laboratórios por requisição médica? Como está seu processo digestivo? Será que elas estão conseguindo nutrir seu corpo adequadamente? Dormem o suficiente e acordam revigorados? Como está o seu humor? E a disposição? A libido? A memória? A alegria natural, pelo simples fato de estar vivo? A vontade de fazer exercícios, de criar, de renovar, de querer aprender coisas novas? Você se sente assim com remédios que médicos lhe receitam? Se sente pleno? Então esta tudo bem, tudo certo. Saiba que você é o primero entre milhões de pessoas a se sentirem assim com o que a industria farmacêutica comercializa pelas mãos da medicina que moldou aos seus interesses.

Mas se você não se sente assim, se vê tudo isso como uma utopia e não como um estado natural do ser humano  saudável, precisa entender que nosso corpo é formado por aproximadamente 100 trilhões de células e cada uma dessas células necessita de inúmeros nutrientes para garantir o seu perfeito funcionamento. A ausência de algum nutriente propiciará o inadequado funcionamento das células e dependendo da gravidade desta deficiência, poderá interferir no seu bem-estar físico e mental.

Dessa forma, o conceito ortomolecular agregado a nutrição funcional, buscam o entendimento das necessidades dos organismos e células, para manterem-se vivos e funcionais. São ciencias que investigam como o corpo quebra os alimentos e utiliza os nutrientes adquiridos através deste para consertar, manter e criar células e tecidos, buscando a compreensão da fisiologia a cerca de cada processo químico desse laboratório fantástico chamado corpo humano, que tem como base de funcionamento, a nutrição. Nutrição é o estado fisiológico que resulta do consumo e da utilização biológica de energia e nutrientes em nível celular. Ou seja, é o resultado do processo de quebra dos alimentos após a ingestão e utilização de seus substratos como fonte de energia e nutrientes para as células funcionarem, promovendo a homeostase do organismo.

COMER NÃO É A MESMA COISA QUE NUTRIR-SE.

Quero dizer que, nutrir-se não é a mesma coisa que comer. Comer, pode-se qualquer coisa, já nutrir-se, vai mais além... Nutrir-se é fornecer ao organismo, elementos bioidenticos capazes de atenderem a todos os processos bioquímicos e fisiológicos necessários desse incrível “laboratório bioquímico' que é o corpo humano, percorrendo um longo e complexo caminho que inicia na boca e precisa chegar dentro de 100 trilhões de células, através de receptores perfeitamente codificados para cada um dos micronutrientes essenciais para o perfeito funcionamento da maquina humana, tal qual uma chave e uma fechadura, de forma que só é possível funcionar, se forem exatamente compatíveis e reconhecidos por todos estes receptores celulares desenvolvidos ao longo dos mais de 300 mil anos de evolução, ao longo dos quais, vivemos, a imensa maioria do tempo, em ambientes completamente diferentes do ambiente em que vivemos hoje, em que expomos nosso genoma milenar, a ambientes tóxicos, produtos comestíveis tóxicos, oxigênio tóxico, água tóxica, poluição eletromagnética e desrespeito total ao ciclo cicardiano que rege todos os seres vivos do planeta.

Precisamos resgatar, ao menos um pouco da nossa ancestralidade, se  quisermos ser, ao menos um pouco, seres humanos, deixando de ser um subproduto da inconsciência alimentar regida por interesses econômicos que nos degradam pelas mãos da indústria alimentícia, e nos escravizam pelas mãos da indústria farmacêutica. 


Rogério Pletz. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

12 frutas low carb.

  1 – Abacate Conhecido por ser um alimento calórico, o  abacate  é considerado bastante saudável por apresentar nutrientes como fibras, gorduras boas, vitaminas A, E e do complexo B, e sais minerais, como cálcio, ferro, fósforo e magnésio. Porém, ele é uma das frutas low carb que menos apresentam quantidades de carboidratos em sua composição. 2 – Acerola De forma geral, as frutas vermelhas são opções com pouca quantidade de carboidratos, como é o caso da  acerola . Em contrapartida, ela também se mostra uma opção nutritiva, uma vez que carrega antioxidantes, flavonoides, vitaminas A, C e do complexo B, e minerais, como cálcio, ferro, fósforo, magnésio, potássio e zinco. 3 – Amora A  amora  é outra componente do grupo das frutas vermelhas que tem baixas quantidades de carboidratos. No entanto, ela tem outras propriedades nutritivas essenciais para o bom funcionamento do organismo, como antioxidantes, flavonoides, vitaminas C, E, K e do complexo B, e sais mi...

Como Rockefeller fundou a medicina moderna e matou as curas naturais.

Como Rockefeller fundou a medicina moderna e matou as curas naturais. Hoje em dia as pessoas olham para você como um “esquisitão” se você fala sobre as propriedades curativas das plantas ou de quaisquer outras práticas holísticas. Semelhante a várias outras coisas, há muita política e dinheiro por trás do nosso moderno sistema médico. Tudo começou com John D. Rockefeller (1839 – 1937), um magnata do petróleo e o primeiro bilionário dos Estados Unidos. Na virada do século 20 ele controlava 90% de todas as refinarias de petróleo nos EUA através de sua empresa de petróleo, a Standard Oil. Mais tarde ela foi dividida para se tornar Chevron, Exxon, Mobil etc. Ao mesmo tempo, por volta de 1900, cientistas descobriram “petroquímicos” e a capacidade de criar todos os tipos de produtos químicos a partir do petróleo. Por exemplo: o primeiro plástico (chamado baquelite) foi feito a partir do petróleo, em 1907. Os cientistas estavam descobrindo várias vitaminas e imaginaram que mui...

8 alimentos bons para controlar ácido úrico

  Veja 8 alimentos bons para controlar ácido úrico e procure inseri-los na dieta: Alcachofra  – Considerada uma das melhores verduras que age na eliminação de toxinas, as alcachofras são altamente diuréticas e evitam a retenção de líquido. Rica em minerais, vitaminas e antioxidantes, elas também possuem fibras, proteínas e ácidos graxos, que são utilizados como fontes de energia para o corpo. Para consumir, basta fervê-las e servi-las temperadas com azeite de oliva e vinagre de maçã. O caldo também é benéfico à saúde e pode ser tomado à vontade. Cenoura  – Mais uma verdura que não pode faltar na dieta de quem precisa mandar embora o ácido do organismo. As cenouras têm efeito alcalinizante, o que significa que ajuda a retirar purinas e cristais das articulações. Na hora de comer, ela é bem-vinda seja na refeição - crua ou cozida - ou até mesmo em sucos – combinando com outros ingredientes como beterraba ou laranja, por exemplo. Laranja  – A vitamina C, presente nessa ...